Home » Arroz de Gambas

Arroz de Gambas

Ingredientes:
1 Embalagem 800gr de gambas
2 tomates grandes muito maduros
1 caneca e meia, mais ou menos 300gr, de arroz carolino
1 cebola grande para refogar
1 cebola pequena para cozer com o camarão
2 piri-piris
3 alhos
1/2 pimento verde ou vermelho
6 rodelas de chouriço de boa qualidade
15ml de vinho branco
Coentros
Sal
Azeite
Preparação:
 
Coloque ao lume uma panela com água, a cebola inteira com casca, o piri-piri e sal (boa quantidade), quando levantar fervura adicione o camarão congelado, deixe cozer 2 minutos após levantar novamente fervura. Retire com uma escumadeira, passe por água fria e leve ao congelador. Coe o caldo com uma rede fina e reserve.
Pique a cebola, os alhos, os talos do coentros e o tomate sem pele.
Leve a refogar a cebola com os alhos, as rodelas de chouriço cortadas finamente e os talos do coentros também picados finamente. Quando a cebola ficar translúcida adicione o tomate picado e o pimento cortado às tiras, deixe cozinhar por 10 min em lume brando com tampa.
Entretanto descasque os camarões, reserve apenas alguns inteiros para decoração. (Se desejar, guarde as cascas para fazer um creme de camarão).
Adicione o vinho e deixe evaporar 2 minutos, junte de seguida o arroz envolva bem com um garfo e por fim adicione o caldo, cerca de 4 canecas e meia, mas atenção ao sal, se necessário misture metade água, outra metade caldo.
Deixe cozinhar tapado cerca de 10 minutos em lume médio/brando, vá mexendo para soltar o arroz e se necessário junte mais caldo.
Sirva de imediato com coentros frescos.
Bom Apetite!
Fonte original todos os direitos reservados a: http://coisasminhasedacozinha.blogspot.pt/