Home » Pão de Pirex

Pão de Pirex

Ingredientes:
 
– 175 gr. de água
– 20 gr. de azeite
– 15 gr. de fermento de padeiro fresco
– 300 gr. de farinha
– 1 c. de chá de sal
– azeite e farinha para untar/polvilhar
 
É necessário um pirex ou outro recipiente que possa ir ao forno com tampa.
 
Preparação:
 
Versão Bimby:
Colocar no copo a água, o fermento e o azeite. Programar 2 minutos, 37º em vel. 2. Juntar a farinha e o sal e misturar 10 segs. vel. 6 e em seguida 2 mins. em vel. Espiga. Durante este tempo convém irmos verificando se a massa está a descolar das paredes do copo, caso não aconteça juntamos mais um pouco de farinha. Com as mãos enfarinhadas retirar a massa do copo e dar-lhe a forma pretendida. Colocamo-la no pirex untado com farinha, pincelamos a sua superfície com azeite e salpicamos com farinha. Fazemos ainda uns cortes na superfície. 
Colocamos a tampa do pirex e dessa forma vai ao forno frio cerca de 40 minutos, ou até alourar, a uma temperatura rondando os 200ºC.
Versão Tradicional:
Desfazer o fermento na água morna, não demasiadamente quente (podemos testar a temperatura como fazemos com leite do biberão no antebraço). Juntar os outros ingredientes e misturar bem. Amassar até ficar com uma consistência macia e elástica. Se necessário juntar mais um pouco de farinha. A partir daí seguir os mesmos passos acima descritos: colocar no pirex untado com azeite, pincelar a superfície com azeite e farinha, fazer uns cortes e levar ao forno num pirex com a tampa, cerca de 40 minutos a 200ºC.