Home » Tarte de Marmelo e Maçã com Amêndoas

Tarte de Marmelo e Maçã com Amêndoas

Esta tarte ficou maravilhosa, fez um enorme sucesso num almoço de família:)
 
 
Ingredientes:
 
Massa areada:
300g de farinha (com fermento)
140g de margarina à temperatura ambiente
60g de açúcar
60g de água gelada (ou um pouco mais)
1 pitada de sal
 
Recheio:
4 marmelos grandes
8 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 paus de canela
1/2 limão – casca e sumo
100ml água 
250ml (1 copo) de vinho moscatel
2 ou 3 maçãs
canela em pó q.b. para polvilhar
1 colher de sopa de açúcar para polvilhar
amêndoas palitadas q.b. para polvilhar
 
Preparação:
 
Coloque a farinha numa taça juntamente com a margarina em cubinhos e com a ponta dos dedos misture e ligue bem. Acrescente o açúcar, a água e o sal e envolva bem até formar uma bola.
Envolva em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
(Pode também utilizar um processador de alimentos: coloque a farinha e a margarina no copo e bata. Junte o açúcar, o sal e ligue novamente o processador. Pela chaminé, sem parar de bater, deite a água. A massa forma muito rapidamente uma bola e está pronta.)
Ligue o forno a 170ºC.
Descasque e corte os marmelos em cubos pequenos. Coloque-os num tacho juntamente com os paus de canela, o açúcar amarelo, a casca de meio limão e regue com o sumo deste.
Leve ao lume, acrescente a água e deixe levantar fervura. Assim que começar a ferver adicione o moscatel e deixe cozer até os marmelos ficarem cozidos (moles mas sem se desfazerem) e o líquido ficar reduzido até se transformar numa espécie de xarope caramelizado com a fruta. Reserve.
Unte uma tarteira de fundo amovível com manteiga.
Retire a massa do frigorífico e numa superfície enfarinhada estenda-a. Eu faço-o com a ajuda de película aderente: coloco sobre a massa uma folha e assim o rolo não cola e é mais fácil estendê-la.
Forre a tarteira com a massa e se necessário apare o excedente (eu não precisei, gosto de saborear a massa areada, parece bolacha!).
Pique o fundo com um garfo e coloque no frigorífico mais 10 minutos (todo este processo se faz enquanto a fruta coze, portanto não há grandes perdas de tempo).
Recheie a massa com o preparado caramelizado de marmelos e cubra-o com fatias fininhas de maçã descascada. Polvilhe com a colher de sopa de açúcar, canela em pó a gosto e com a amêndoa palitada.
Leve ao forno cerca de 40 minutos, até a massa e a maçã estarem cozidas. 
 
 
Fonte original com todos os direitos reservados: alicenacozinha