Home » Fatias Recheadas de Canela

Fatias Recheadas de Canela

 
 
Ingredientes para 12 fatias:
 
Massa:
2 colheres de sopa de manteiga, derretida, mais um pouco para untar
225 g de farinha branca, mais um pouco para polvilhar (usei metade de farinha integral, mas necessita de muita mais farinha para trabalhar a massa depois de levedar)
1/2 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento de padeiro seco (usei 10-15 g de fermento de padeiro fresco)
1 ovo, ligeiramente batido
125 ml de leite morno
2 colheres de sopa de compota de alperce
Recheio:
4 colheres de sopa de manteiga, amolecida
2 colheres de chá de canela, moída
50 g de açúcar amarelo
50 g de passas
 
Preparação:
 
1. Unte com um pedacinho de manteiga um tabuleiro de ir ao forno quadrado de 23 cm (usei uma forma redonda de fundo removível e usei papel vegetal)
2. Peneire a farinha e o sal para uma tigela grande. Acrescente, mexendo, o fermento (se for do seco, se for do fresco convém dissolver no leite morno). Adicione, amassando com a ponta dos dedos a manteiga até que a mistura pareça pão ralado fino. Junte o ovo e o leite e com as pontas dos dedos amasse até obter uma massa.
3. Coloque a massa numa tigela untada, cubra-a e deixe levedar num local quente durante cerca de 40 minutos, ou até ter dobrado de tamanho.
4. Bata ligeiramente a massa durante cerca de 1 minuto até que retome a sua forma original e depois estenda-a num rectângulo, numa superfície ligeiramente polvilhada de farinha (aqui precisei de muita mais farinha para conseguir que a massa me “deslarga-se” dos dedos).
5. Para preparar o recheio, bata em creme numa tigela, a canela e o açúcar até a mistura ficar clara e fofa. Espalhe o recheio sobre a massa deixando uma margem de 2,5 cm a toda a volta (o recheio fica bastante líquido mas passado uns minutos começa a endurecer e fica apto a ser barrado). Salpique com as passas.
6. Enrole a massa como se fosse um rolo, começando pela ponta comprida e prenda-a para selar. Corte o rolo em 12 fatias e coloque-as no tabuleiro, cubra-o e deixe levedar num local quente durante 30 minutos.
7. Leve as fatias ao forno previamente aquecido a 190ºC, durante 20 minutos ou até subirem e ficarem douradas. Pincele as fatias com a compota de alperce e deixe-as arrefecer ligeiramente. Sirva quente.
 
Fonte original com todos os direitos reservados: canelamoida