Home » Empadão de Carne com Massa Folhada

Empadão de Carne com Massa Folhada


Ingredientes:

500 gr de carne de porco picada
400 gr de massa folhada
1,500 kg de batatas
1 cebola
2 dentes de alho
3 tomates pelados
4 dl de leite quente
100 gr manteiga
4 colheres (sopa) de azeite
1 dl de vinho branco
1 folha de louro
1 pitada de cominhos
sal e pimenta q.b.
ovo batido para pincelar
chouriço de colorau picado

Preparação:

Descasque a cebola e os alhos, pique tudo, deite para um tacho, junte o azeite e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até a cebola ficar douradinha. Adicione a carne picada, mexa até ficar bem solta, junte o vinho e os tomates picados, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar quase sem molho.
Corte as batatas em pedaços, lave-os e coza-os em água temperada de sal durante 20 minutos. Depois escorra, reduza a puré, junte a manteiga, mexa, junte o leite aos poucos e mexendo sempre, rectifique o sal, junte uma pitada de pimenta e cominhos e mexa bem.
Ligue o forno a 200 graus. Num pirex, espalhe metade do puré, junte a carne por cima, cubra com resto do puré e alise bem. Estenda a massa folhada polvilhada com farinha, deixe-a com uma espessura fina e corte-a em duas partes. Pincele o puré com ovo batido, cubra com uma parte de massa e pincele mais ovo batido.
Passe o rolo de losangos em cima da outra metade da massa para fazer o efeito, abra-a com cuidado, coloque-a em cima da massa no pirex, pincele mais uma vez com ovo batido e leve ao forno durante 20 minutos. Retire e sirva quente.

Nota: Quem não tenha um rolo de losangos, com a faca dê pequenos golpes, na vertical, deixando um intervalo de 1 cm, intercalando de forma a criar losangos

Fonte original com todos os direitos reservados: artearomatica