Home » Quadrados de Avelã e Sémola

Quadrados de Avelã e Sémola

Que vos parecer começarmos o ano com um bolo molhadinho?? A receita é super simples de fazer e o bolo fica com uma consistência tipo pudim que nos deixa com água na boca só de olhar…
 
 
Ingredientes:
 
3 ovos ligeiramente batidos
110g de avelãs moídas
125g de sémola de milho
115g de manteiga amolecida
125g de açúcar
2 c. de chá de fermento em pó
1 c. de sobremesa com raspa de laranja
2 c. de sopa de sumo de laranja
Xarope:
250g de açúcar
250ml de água
2 paus de canela
1 casca de laranja
sumo de meio limão
Preparação:
 
Numa tigela bata a manteiga com o açúcar até obter um creme. Junte as avelãs, a sémola e o fermento em pó, mexendo. Acrescente os ovos, a raspa de laranja e o sumo. Envolva bem. Deite o preparado num tabuleiro quadrado previamente untado com manteiga e forrado a papel vegetal e leve ao forno a cozer durante mais ou menos 20 minutos ou até estar cozido.
Entretanto prepare o xarope: Deite o açúcar, a água e os paus de canela num tacho e leve ao lume baixo e deixe ferver durante 10 a 15 minutos, até reduzir para metade. Retire do lume e adicione o sumo de limão e a casca de laranja. Deixe assim durante uns 2 minutos.
Desenforme o bolo e coloque no prato de servir. Descarte a laranja e os paus de canela do xarope e com ele regue o bolo deixando ensopar bem. Corte em quadrados e sirva.
Nota: Sémola de milho é uma farinha que é obtida através da moagem do milho. A textura da farinha pode ser mais grossa ou mais fina. A que usei foi da mais grossa o que conferiu ao bolo um sabor muito especial e com a presença de alguns bocadinhos (minúsculos) de milho. Se preferir use a farinha de moagem mais fina.
 
Fonte original com todos os direitos reservados: receitasdafilipa