Home » Filhoses da Sogra

Filhoses da Sogra

É uma receita simples com pouco açúcar e acompanham tão bem o café logo pela manhã…

Ingredientes:

(para cerca de 24 filhoses)

  • 500 gr de farinha de trigo sem fermento tipo 65
  • Meia chávena de leite
  • Meia chávena de azeite fervido
  • 3 Ovos l
  • 2 Colheres de sopa de açúcar
  • Uma colher de chá de sal
  • 1 Pacote de levedura seca
  • 2 Colheres de sopa de aguardente

Nota: Peçam ajuda a alguém para as fritar, é mais rápido estando alguém a virar e a tirar as filhoses.

Preparação:

  1. Para conseguirem bons resultados no processo de levedar a massa é essencial que todos os ingredientes líquidos estejam mornos, por isso coloquem os ovos num recipiente com água quente. Quando acabarem de ferver o azeite juntem o leite, o sal e a aguardente, isto vai permitir aquecer o leite e a aguardente e derreter o sal. Atenção os ingredientes têm de estar mornos não quentes por isso se necessário deixem arrefecer a mistura do azeite e leite.
  2. Numa taça coloquem a farinha, o açúcar e a levedura seca, envolvam, adicionem a mistura morna do leite com o azeite, e batam bem, eu usei a máquina com o gancho para massas mas podem amassá-las à mão vai demorar é mais tempo.
  3. Quando virem que está tudo envolvido comecem a adicionar os ovos um a um, envolvendo bem antes de adicionar o outro. A massa terá de ter uma consistência firme, quase massa de pão, por isso pode ser necessário usar mais ou menos um ovo. Se baterem a massa à mão levará cerca de 10 a 15 minutos, até sentirem a massa a fazer bolhas, elástica e sem quebrar, na máquina demora mais ou menos metade do tempo.
  4. Tapem com pelicula aderente na qual fazem uns furinhos e levem a levedar em local quente e sem correntes de ar. Eu costumo ligar a luz do forno e colocar lá dentro.
  5. Quando dobrar de volume, entre 40 a 60 minutos, untem a bancada com um pouco de óleo, façam bolinhas de massa e comecem a tendê-las com a ajuda do rolo da massa, que também deve estar untado, a massa deve ficar fina, dêem-lhes 3 cortes com uma faca e fritem em óleo abundante e moderadamente quente, eu prefiro fritar numa frigideira.
  6. Escorram sobre papel vegetal e sirvam-nas simples os polvilhadas com açúcar e canela.

Fonte original com todos os direitos reservados: Cozinha com a Ju