Home » Profiteroles com Recheio de Chantilly e Molho de Chocolate

Profiteroles com Recheio de Chantilly e Molho de Chocolate

A gastronomia tem coisas maravilhosas, esta é uma delas, como é que algo tão simples é ao mesmo tempo algo tão bom…

Ingredientes:

  • 150 gr de Farinha trigo sem fermento
  • 1 Colher de chá de fermento em pó
  • 300 ml de Água
  • 100 gr de Margarina
  • 5 Ovos M
  • 1 Pitada de sal

Molho de chocolate

  • 200 gr de chocolate de leite
  • 150 ml de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga

Preparação:

  1. Peneirem a farinha juntamente com o fermento e reservem.
  2. Levem uma panela ao lume com a água, o sal e a margarina, quando começar a ferver, retirem a panela do lume e adicionem de uma só vez o preparado da farinha, mexam bem até formar uma bola. Levem a lume brando para cozer um pouco mais a farinha, quando a massa começar a despegar da panela, retirem.
  3. Mexam um pouco a massa para arrefecer ligeiramente. Agora adicionem os ovos um a um, batendo muito bem entre cada adição e só adicionando o seguinte quando o ovo anterior estiver completamente absorvido. Batam bem a massa até que ela comece a fazer bolhas.
  4. Deitem agora a massa num saco de pasteleiro com bico liso e largo. Num tabuleiro coloquem uma folha de papel vegetal e façam “montinhos” de massa separada 4-5 cm entre si. Caso não tenham saco de pasteleiro utilizem uma colher de sopa. Podem fazer “montinhos” maiores ou mais pequenos, dependendo do tamanho que querem para os profiteroles.
  5. Levem a cozer em forno pré-aquecido a 200 graus, com o tabuleiro colocado a meio do forno durante 20 minutos, mesmo que eles vos parecem cozidos deixem ficar os 20 minutos pois por dentro poderão estar crus, e se isso acontecer os vossos profiteroles vão abater e ficar pegajosos por dentro, e o que nós queremos é uma massa suave, levemente estaladiça e que se desfaça na boca…
  6. Depois de cozidos deixem-nos arrefecer por completo no forno com a porta entreaberta.
  7. Esta massa dá para duas fornadas por isso de duas, uma ou fazem metade da receita, ou entre uma e outra fornada tirem o tabuleiro com muito cuidado, deixem arrefecer um pouco os profiteroles e depois transfiram-nos para uma grelha para arrefecerem.

Molho de chocolate

  1. Levem o leite e a manteiga ao leme até quase ferver, retirem a pelicula de nata que se forma. Retirem a panela do lume, adicionem o chocolate partido em pedaços pequenos e mexam bem até que o chocolate esteja completamente derretido.

Montagem

  1. Depois de frios façam um golpe lateral nos profiteroles e recheiem-nos com chantilly, vertam o molho de chocolate, que deve estar morno e sirvam.

Fonte original com todos os direitos reservados: Cozinhacomaju