Home » Receita de Filhós à Antiga com Mel… são tão Boas!

Receita de Filhós à Antiga com Mel… são tão Boas!

As filhós, como as fazia a minha avó!

Quando ela as fazia nunca tinham medida certa, e a receita anotava-se mentalmente vendo-a fazer… As quantidades que vou indicar rendem pouco mais de duas dúzias de filhós.

  1. Comecei por colocar 6 ovos, muito frescos, dentro de um alguidar com água morna, coisa que a avó fazia para os aquecer e assim ajudar a massa a fintar.
  2. Depois desfiz 40g de fermento de padeiro numa chávena de água morna e juntei-lhe uma pitada de açúcar. Espremi o sumo de duas laranjas médias.
  3. Coloquei à mão um cálice de aguardente, meio copo (de vinho) de azeite, 100g de açúcar e uma colher de sobremesa cheia de sal fino.
  4. Num alguidar juntei todos os elementos referidos, salvo o sal. Claro que pouco depois de se começar a juntar a farinha já não é possível misturá-la com a colher de pau: é essa a altura de meter as mãos à massa! 
  5. O objetivo é obter uma massa com a consistência da massa do pão, por isso a quantidade de farinha indicada pode ser um pouco mais ou um pouco menos, dependendo do tamanho dos ovos, da quantidade de sumo de laranja. Eu contento-me em colocar a massa, coberta com um pano, em local quente e fora do alcance das correntes de ar, que são fatais para o fermento, e espero pacientemente que duplique de volume.
  6. Tender as filhós: É uma das minhas tarefas preferidas, mas há quem a ache difícil… Não há como experimentar e perseverar. Molham-se as mãos em azeite e retiram-se pequenas porções de massa que se estendem de forma a obter um círculo de espessura fina. As filhós beirãs são finas no centro, com o rebordo mais grosso.
  7. Fritam-se em óleo bem quente e viram-se quando louras.
  8. Põem-se a escorrer sobre papel absorvente e regam-se com mel.