Preparação
- 1
Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria por cerca de 10 minutos.
- 2
Se usar vagem de baunilha, abra-a ao meio no sentido do comprimento e raspe as sementes. Coloque as sementes e a vagem (ou o extrato de baunilha) numa panela com as natas e os 100 g de açúcar.
- 3
Leve a panela ao lume médio, mexendo ocasionalmente, até o açúcar dissolver. Não deixe ferver. Retire do lume, remova a vagem de baunilha e deixe arrefecer ligeiramente.
- 4
Escorra bem as folhas de gelatina demolhadas e adicione-as às natas quentes. Mexa vigorosamente até a gelatina se dissolver completamente.
- 5
Verta a mistura de natas em formas individuais (ramequins ou taças). Deixe arrefecer à temperatura ambiente e depois leve ao frigorífico por, pelo menos, 4 horas, ou até solidificar completamente.
- 6
Para fazer o coulis de morango, lave os morangos e retire os pés. Coloque os morangos numa panela com as 2 colheres de sopa de açúcar e o sumo de limão (se usar).
- 7
Leve a panela ao lume médio e cozinhe por cerca de 5-7 minutos, mexendo ocasionalmente, até os morangos amolecerem e libertarem o seu sumo. Pode esmagar alguns morangos com um garfo à medida que cozinham.
- 8
Retire do lume e deixe arrefecer. Pode passar o coulis por um passador de rede fina para obter uma textura mais lisa, se preferir.
- 9
Na hora de servir, desenforme as panna cottas (se desejar, mergulhando brevemente o exterior das formas em água quente) ou sirva diretamente nas taças.
- 10
Regue cada panna cotta com o coulis de morango e decore com alguns morangos frescos, se desejar.
