Receitas de Portugal

Bolachas de Natal de Nutella com Especiarias

As bolachas de especiarias ficam sempre bem na mesa de Natal. É uma bonita tradição e um momento de diversão entre crianças e adultos. Bom apetite!
Ingredientes:
60 g de manteiga amolecida 
50 g de açúcar mascavado 
60 g de mel 
1 gema de ovo 
190 g de farinha
2 g de mistura de especiarias
2,5 g de fermento em pó
1 pitada de sal
120 g de Nutella
50 g de açúcar inglês 
1 colher de sopa de sumo de limãoPreparação:

Pré-aqueça o forno a 160ºC e coloque o tabuleiro para o forno na prateleira do meio.
Numa tigela, misture a manteiga com o açúcar e o mel e, depois, adicione a gema de ovo. Numa segunda tigela, misture a farinha, as especiarias e o fermento em pó.
Deite a mistura de farinha para a primeira tigela e amasse durante 1 minuto. Cubra com película aderente e guarde no frigorífico durante 1 hora.

Numa folha de papel vegetal, com a ajuda de um rolo, enrole a massa. Corte as bolachas usando um molde com formas natalícias (também se pode utilizar um copo ou qualquer outro molde pequeno).
Coloque as bolachas num tabuleiro para o forno, em cima de papel vegetal, e coza durante 8-9 minutos ou até ficarem douradas. Deixe arrefecer no tabuleiro durante 15 minutos.

Barre uma bolacha com Nutella e una-a a outra bolacha para formar um boneco.
Para fazer a cobertura, misture o açúcar inglês com o sumo de limão, meia colher de chá de cada vez, até obter uma pasta macia. Depois, coloque-a numa manga de pasteleiro. Decore cada uma das bolachas com a cobertura.

Baseado na receita de: juniormasterchef