Modo de Preparação
- 1
Comece por preparar os pêssegos: lave-os, retire o caroço e corte-os em pedaços. Se desejar uma textura mais fina, pode descascar os pêssegos.
- 2
Coloque os pêssegos num tacho com o açúcar e o sumo de limão. Leve a lume brando e cozinhe por cerca de 10-15 minutos, até os pêssegos estarem macios e terem libertado o seu sumo. Se usar, adicione a canela.
- 3
Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Triture os pêssegos com a varinha mágica ou num liquidificador até obter um puré homogéneo. Se preferir uma textura extra lisa, passe o puré por um passador fino.
- 4
Se usar gelatina em folha, demolhe-a em água fria por cerca de 5 minutos. Se usar gelatina em pó, prepare-a conforme as instruções da embalagem.
- 5
Aqueça ligeiramente uma pequena porção do puré de pêssego (sem deixar ferver) e dissolva nele as folhas de gelatina espremidas (ou a gelatina em pó preparada). Misture bem e incorpore este preparado no restante puré de pêssego. Leve ao frigorífico por cerca de 15 minutos para começar a firmar.
- 6
Enquanto o puré arrefece, bata as natas bem frias até obter chantilly firme. Tenha cuidado para não bater demasiado.
- 7
Quando o puré de pêssego estiver ligeiramente gelado e a começar a ganhar consistência (mas ainda maleável), envolva delicadamente o chantilly no puré, com movimentos suaves de baixo para cima, para não perder o ar. O objetivo é obter uma mistura homogénea e arejada.
- 8
Verta a bavaroise em taças individuais ou numa forma grande previamente passada por água fria (ou untada levemente com óleo neutro, se for desenformar).
- 9
Leve ao frigorífico por pelo menos 3-4 horas, ou até estar completamente firme.
- 10
Sirva fresca, decorada a gosto com pedaços de pêssego fresco, folhas de hortelã ou raspas de limão.
