Receita Portuguesa Autêntica

Pavê de Amoras Silvestres

Um pavê cremoso e refrescante, com a doçura e a ligeira acidez das amoras silvestres, perfeito para finalizar qualquer refeição com um toque autêntico português.

Pavê de Amoras Silvestres
Preparação30 min
Cozedura🔥 20 min
Dose👥 6-8 pessoas

Modo de Preparação

  1. 1

    Comece por preparar a compota de amoras. Numa panela, junte as amoras, 150g de açúcar e o sumo de limão. Leve a lume médio, mexendo ocasionalmente, até as amoras começarem a desfazer-se e a calda a engrossar ligeiramente (cerca de 10-15 minutos). Retire do lume e deixe arrefecer completamente.

  2. 2

    Numa tigela, misture o amido de milho com um pouco do leite para dissolver bem. Adicione o restante leite e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer.

  3. 3

    Enquanto a mistura de leite arrefece, bata as natas frescas com o açúcar em pó e as raspas de limão até obter um chantilly firme. Tenha cuidado para não bater em excesso.

  4. 4

    Quando a mistura de leite estiver fria, envolva-a delicadamente no chantilly, misturando de forma a obter um creme homogéneo.

  5. 5

    Agora, monte o pavê. Num tabuleiro ou forma de servir, faça uma camada de bolacha Maria. Se desejar, pode humedecer ligeiramente as bolachas no leite que sobrou (opcional).

  6. 6

    Cubra a camada de bolacha com metade do creme de natas e chantilly.

  7. 7

    Espalhe metade da compota de amoras fria sobre o creme.

  8. 8

    Repita as camadas: mais bolacha Maria, o restante creme de natas e chantilly, e finalize com o restante da compota de amoras.

  9. 9

    Leve o pavê ao frigorífico por, pelo menos, 4 horas, ou de preferência de um dia para o outro, para que os sabores se misturem e o doce ganhe consistência.

  10. 10

    Antes de servir, decore com amoras frescas e folhas de hortelã, se desejar.

Continue a Cozinhar

Receitas Relacionadas

← Explorar mais Receitas