Modo de Preparação
- 1
Prepare a massa: Numa tigela, misture a farinha, o açúcar em pó e o sal. Adicione a manteiga fria e trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma textura areada.
- 2
Junte a gema de ovo e amasse rapidamente até formar uma bola de massa homogénea. Embrulhe em película aderente e leve ao frigorífico por 30 minutos.
- 3
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma tarteira com fundo amovível (aproximadamente 23 cm de diâmetro).
- 4
Estenda a massa refrigerada sobre uma superfície polvilhada com farinha até atingir a espessura de cerca de 3 mm. Forre a tarteira com a massa, picando o fundo com um garfo.
- 5
Leve a tarteira ao forno por cerca de 15-20 minutos, ou até a massa ficar levemente dourada. Retire do forno e deixe arrefecer ligeiramente.
- 6
Prepare o caramelo salgado: Numa panela de fundo grosso, derreta o açúcar granulado em lume médio-baixo, sem mexer no início. Quando começar a derreter nas bordas, pode agitar suavemente a panela para uniformizar o derretimento.
- 7
Continue a cozinhar até obter um caramelo âmbar escuro. Retire a panela do lume e adicione cuidadosamente a manteiga em cubos. Mexa vigorosamente até a manteiga estar completamente incorporada.
- 8
Com cuidado, verta as natas (atenção pois vai borbulhar) e mexa até obter um molho liso e homogéneo. Se ainda houver grumos de caramelo, volte ao lume baixo por breves instantes, mexendo sempre.
- 9
Adicione a flor de sal e misture bem. Deixe o caramelo amornar.
- 10
Disponha as amêndoas laminadas sobre a base da tarte pré-cozida.
- 11
Verta o caramelo salgado morno sobre as amêndoas, cobrindo-as uniformemente.
- 12
Leve a tarte ao forno por mais 15-20 minutos, até o caramelo estar borbulhante e as amêndoas ligeiramente tostadas. Fique atento para não queimar.
- 13
Retire a tarte do forno e deixe arrefecer completamente sobre uma rede. Sirva à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecida.
