Modo de Preparação
- 1
Comece por lavar os pedaços de galinha/frango e tempere-os com sal e pimenta preta.
- 2
Num tacho grande, aqueça um fio generoso de azeite e aloure os pedaços de galinha/frango de todos os lados. Retire a carne e reserve.
- 3
Na mesma gordura, adicione a cebola picada e os alhos picados. Refogue em lume brando até a cebola ficar translúcida.
- 4
Junte a folha de louro e, se usar, o vinho tinto. Deixe o álcool evaporar.
- 5
Volte a colocar a carne no tacho e cubra com água. Tempere novamente com sal e pimenta. Deixe cozinhar em lume brando, tapado, por cerca de 20-30 minutos, ou até a carne estar tenra.
- 6
Retire a carne do tacho e reserve-a. Coe o caldo do cozimento e reserve-o.
- 7
Numa tigela, coloque o sangue do galo/frango e adicione um pouco do caldo quente, mexendo vigorosamente para não coagular. Se o sangue já estiver um pouco coagulado, passe-o por um passador fino.
- 8
Na mesma panela onde cozinhou a carne (limpa entretanto), adicione um fio de azeite e refogue o arroz por cerca de 1 minuto, mexendo sempre.
- 9
Adicione o caldo reservado (ajuste a quantidade para cozinhar o arroz, cerca de 2.5 vezes o volume do arroz) e leve a ferver.
- 10
Quando o caldo estiver a ferver, adicione a mistura de sangue e caldo, mexendo sempre para incorporar bem e evitar que cozinhe em blocos.
- 11
Junte os pedaços de galinha/frango ao arroz. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- 12
Deixe cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando para não pegar ao fundo, até o arroz estar cozido e o molho apurado (cerca de 15-20 minutos).
- 13
No final, retifique os temperos. Retire a folha de louro.
- 14
Sirva o arroz de cabidela quente, polvilhado com salsa e coentros frescos picados.
