Modo de Preparação
- 1
Na véspera, tempere os pedaços de cabrito com sal e pimenta. Coloque o cabrito numa tigela grande e cubra com as cebolas fatiadas, os alhos picados, as folhas de louro, o alecrim e o tomilho.
- 2
Regue tudo com o vinho tinto. Tape a tigela com película aderente e deixe marinar no frigorífico durante pelo menos 12 horas.
- 3
No dia seguinte, retire o cabrito da marinada, escorrendo bem o líquido e reservando-o. Descarte as ervas e os alhos da marinada.
- 4
Num tacho de barro (idealmente) ou numa panela de ferro fundido, aqueça a banha de porco (ou azeite) em lume médio-alto.
- 5
Doure os pedaços de cabrito por todos os lados. Retire o cabrito e reserve.
- 6
Na mesma panela, adicione um pouco mais de azeite se necessário e refogue as cebolas e os alhos da marinada até ficarem translúcidas.
- 7
Retorne os pedaços de cabrito ao tacho. Junte o líquido da marinada reservado.
- 8
Adicione mais sal e pimenta, se necessário. Tape o tacho.
- 9
Leve ao forno pré-aquecido a 160°C (ou cozinhe em lume brando no fogão) por cerca de 2 a 3 horas, ou até o cabrito estar muito tenro e a descolar do osso. Verifique ocasionalmente e adicione um pouco de água quente ou caldo de carne se o molho estiver a secar demais.
- 10
Antes de servir, retifique os temperos. Se desejar um molho mais espesso, retire o cabrito e reduza o molho em lume forte.
- 11
Sirva a chanfana bem quente, acompanhada de batatas cozidas, puré de batata ou pão rústico.
