Modo de Preparação
- 1
No dia anterior, tempere a carne com sal grosso, pimenta preta e os dentes de alho picados. Coloque num recipiente, regue com o vinho tinto e deixe marinar no frigorífico durante, pelo menos, 12 horas. Vire a carne a meio da marinada.
- 2
Retire a carne da marinada, reservando o líquido. Se tiver optado pela aguardente, regue a carne com ela e incline o recipiente sobre uma chama para flambar (cuidado!). Deixe a chama apagar-se.
- 3
Numa panela de ferro (ou um tacho bem pesado e de preferência em barro), aqueça a banha de porco em lume médio.
- 4
Adicione as rodelas de cebola e refogue até começarem a amolecer. Junte as folhas de louro, o ramo de tomilho e o ramo de alecrim.
- 5
Coloque os pedaços de carne na panela, por cima da cebola e ervas. Junte o líquido da marinada e, se necessário, adicione um pouco mais de vinho tinto ou água até cobrir cerca de 2/3 da carne.
- 6
Tape a panela hermeticamente (se usar uma panela de barro, pode usar um disco de massa de pão para vedar a tampa, selando-a com a borda).
- 7
Leve ao forno pré-aquecido a 150°C ou cozinhe em lume brando no fogão, por cerca de 3 a 4 horas, ou até a carne estar completamente desfiada e tenra. Verifique ocasionalmente, mexendo suavemente e certificando-se que não seca demasiado; se for preciso, adicione um pouco mais de vinho ou água.
- 8
Retire os ramos de ervas aromáticas antes de servir.
- 9
Sirva a chanfana bem quente, tradicionalmente acompanhada de batatas cozidas ou batatas a murro e pão regional para molhar no molho delicioso.
