Modo de Preparação
- 1
Num recipiente grande, coloque as codornizes. Tempere generosamente com sal e pimenta preta moída na hora.
- 2
Adicione as rodelas de cebola, os dentes de alho esmagados, as folhas de louro, o alecrim, o tomilho, as cascas de limão e laranja.
- 3
Regue tudo com o vinho tinto e o azeite. Certifique-se de que as codornizes ficam bem cobertas pela marinada.
- 4
Tape o recipiente e leve ao frigorífico por, no mínimo, 4 horas, ou idealmente, de um dia para o outro, virando as codornizes ocasionalmente para que marinem por igual.
- 5
Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F).
- 6
Retire as codornizes da marinada e reserve a marinada (cebolas, alho, ervas e líquido). Se desejar, pode coar a marinada para remover as ervas e cascas, mas alguns chefs gostam de as deixar para um sabor mais intenso.
- 7
Numa assadeira adequada para forno, coloque as codornizes. Se estiver a usar, polvilhe com pimentão doce.
- 8
Disponha as rodelas de cebola e os dentes de alho à volta das codornizes na assadeira.
- 9
Regue as codornizes com cerca de metade da marinada reservada. Cubra a assadeira com papel de alumínio.
- 10
Leve ao forno pré-aquecido por cerca de 30 minutos.
- 11
Retire o papel de alumínio, regue as codornizes com o restante molho da assadeira e asse por mais 15-20 minutos, ou até que estejam douradas e cozidas por dentro. Pode regar com o molho algumas vezes durante este período para mantê-las suculentas.
- 12
Se o molho parecer muito líquido, retire as codornizes para um prato de servir, leve a assadeira ao lume brando no fogão (se o utensílio permitir) e reduza o molho até atingir a consistência desejada. Caso contrário, pode engrossar com um pouco de amido de milho dissolvido em água fria.
- 13
Sirva as codornizes assadas quentes, regadas com o molho rico do assado e guarnecidas com ervas frescas picadas, se desejar. São deliciosas acompanhadas de batatas assadas, puré de batata ou arroz branco.