Modo de Preparação
- 1
Na véspera, prepare o pernil: faça incisões profundas na carne com uma faca afiada. Numa taça, misture o alho picado, o sal grosso, a pimenta preta, o alecrim, o tomilho e a salva. Esfregue bem esta mistura por todo o pernil, garantindo que penetra nas incisões.
- 2
Coloque o pernil numa assadeira grande. Regue com metade do azeite e metade do Vinho do Porto. Cubra bem com película aderente e deixe marinar no frigorífico durante a noite.
- 3
No dia seguinte, retire o pernil do frigorífico cerca de 1 hora antes de assar para que atinja a temperatura ambiente.
- 4
Pré-aqueça o forno a 180°C.
- 5
Coloque as cebolas e as cenouras no fundo da assadeira, juntamente com as folhas de louro. Coloque o pernil por cima dos legumes.
- 6
Regue o pernil com o restante azeite e Vinho do Porto. Adicione o caldo de carne (ou água) à assadeira, evitando molhar a carne diretamente.
- 7
Cubra a assadeira firmemente com folha de alumínio. Leve ao forno pré-aquecido e asse por cerca de 3 a 4 horas, ou até a carne estar tenra e a descolar do osso. O tempo de cozedura é de aproximadamente 45-50 minutos por kg.
- 8
Durante a cozedura, a cada 45 minutos, retire a folha de alumínio e regue o pernil com os molhos da assadeira. Se o molho começar a secar, adicione um pouco mais de caldo ou água.
- 9
Nos últimos 30 minutos de cozedura, retire a folha de alumínio e aumente a temperatura do forno para 200°C para que a pele fique crocante e dourada. Vigie atentamente para não queimar.
- 10
Retire o pernil do forno e deixe repousar por 15-20 minutos antes de fatiar. Isto permite que os sucos se redistribuam, tornando a carne mais suculenta.
- 11
Entretanto, coe o molho da assadeira para um tacho. Retire o excesso de gordura e deixe reduzir ligeiramente em lume brando, se necessário. Prove e ajuste os temperos.
- 12
Sirva o pernil fatiado, regado com o molho reduzido, e acompanhado dos legumes assados.
