Modo de Preparação
- 1
Pré-aqueça o forno a 250°C (ou a temperatura máxima do seu forno) e unte generosamente 12 formas de queques ou pastéis de nata com manteiga.
- 2
Desenrole a massa folhada e corte-a em 12 pedaços iguais. Forre cada forma preparada com um pedaço de massa, pressionando bem no fundo e nas laterais, de forma a criar uma base e bordas finas. Leve as formas ao frigorífico enquanto prepara o creme.
- 3
Numa panela, aqueça o leite com o pau de canela e a casca de limão, sem deixar ferver. Retire do lume e deixe em infusão por 10 minutos.
- 4
Numa tigela à parte, misture o amido de milho com um pouco de leite frio para dissolver. Adicione o açúcar e as gemas, e misture bem até obter um creme homogéneo.
- 5
Retire o pau de canela e a casca de limão do leite. Verta o leite quente aos poucos na mistura de gemas, mexendo sempre para não cozinhar as gemas.
- 6
Leve novamente ao lume brando, mexendo constantemente com um batedor de arames, até o creme engrossar. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
- 7
Retire as formas do frigorífico e encha cada uma com o creme de pasteleiro, deixando cerca de 0.5 cm de espaço até à borda.
- 8
Leve ao forno pré-aquecido por 10-15 minutos, ou até a massa folhada estar dourada e crocante e o creme apresentar manchas caramelizadas escuras no topo.
- 9
Retire os pastéis de nata do forno e deixe arrefecer um pouco nas formas antes de os desenformar para uma grelha.
- 10
Sirva os pastéis de nata mornos ou à temperatura ambiente, polvilhados com açúcar em pó e canela a gosto.