Modo de Preparação
- 1
Comece por preparar a calda das ameixas. Coloque as ameixas secas numa panela com água suficiente para as cobrir, adicione um pouco de açúcar e um pau de canela. Deixe cozer em lume brando até as ameixas ficarem macias e a calda ligeiramente espessa. Reserve.
- 2
Numa panela, aqueça o leite com o pau de canela e a casca de limão, sem deixar ferver. Retire do lume e deixe infundir por cerca de 10 minutos.
- 3
Numa tigela, bata as gemas com metade do açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
- 4
Adicione a farinha peneirada e a pitada de sal às gemas, misturando bem até incorporar.
- 5
Verta o leite morno (previamente coado para remover o pau de canela e a casca de limão) sobre a mistura de gemas, mexendo sempre para não cozer.
- 6
Retire o creme do lume e deixe-o arrefecer parcialmente antes de envolver as claras em castelo.
- 7
Bata as claras em castelo (em castelo firme) com o restantes do açúcar até ficarem bem firmes e brilhantes.
- 8
Incorpore delicadamente as claras em castelo ao creme de gemas, em movimentos de baixo para cima, para não perder a aeração.
- 9
Deite a mistura numa travessa de barro untada com manteiga e cubra generosamente toda a superfície com canela em pó.
- 10
Leve ao forno pré-aquecido a 220°C durante 10 minutos. Faça pequenas fendas em vários pontos da superfície e asse por mais cerca de 20 minutos, até ficar firme e atingir pelo menos 71°C no centro.
- 11
Deixe arrefecer e sirva fria, acompanhada das ameixas em calda.








