Modo de Preparação
- 1
Comece por preparar as ovas. Se forem frescas, lave-as delicadamente em água fria e seque-as com papel de cozinha. Tempere com sal e pimenta.
- 2
Num tacho, aqueça um bom fio de azeite em lume médio. Adicione a cebola picada e o alho picado e refogue até a cebola ficar translúcida e macia, sem queimar o alho.
- 3
Junte as ovas ao tacho e cozinhe por cerca de 5 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as ovas comecem a ganhar cor e a desfazer-se ligeiramente.
- 4
Adicione cerca de 500ml de água ao tacho (ou caldo de peixe se tiver). Deixe levantar fervura.
- 5
Enquanto a água aquece, coloque as fatias de pão amanhecido numa taça grande.
- 6
Quando a água estiver a ferver com as ovas, verta cuidadosamente este caldo quente sobre o pão na taça. Cubra a taça com um prato e deixe o pão absorver o líquido por cerca de 10 minutos, até ficar bem amolecido. As ovas devem ter-se desfeito parcialmente, formando um caldo espesso.
- 7
Se desejar uma açorda mais cremosa, pode bater o ovo numa taça pequena e, depois de o pão ter absorvido o líquido, junte o ovo battido ao preparado de ovas e pão, mexendo vigorosamente em lume brando (sem deixar ferver para o ovo não cozer) até engrossar ligeiramente.
- 8
Com uma colher ou um garfo, desfaça bem o pão amolecido e as ovas, misturando tudo para obter uma açorda homogénea e cremosa. Se a açorda estiver muito espessa, pode adicionar um pouco mais de água quente ou caldo para ajustar a consistência.
- 9
Adicione a maior parte dos coentros picados e misture bem. Prove e retifique o sal e a pimenta, se necessário.
- 10
Sirva a Açorda de Ovas quente, regada com um fio generoso de azeite virgem extra e polvilhada com o restante coentro picado. Se gostar, adicione umas gotas de sumo de limão antes de servir.

