Preparação
- 1
Se usar linguini seco, coloque uma panela grande com água abundante e sal a ferver. Quando ferver, adicione o linguini e cozinhe de acordo com as instruções da embalagem, até ficar 'al dente'.
- 2
Numa frigideira grande, aqueça o azeite em lume médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar translúcida.
- 3
Junte o alho picado (e o piripiri, se usar) e refogue por mais 1 minuto, tendo cuidado para não queimar.
- 4
Adicione as gambas à frigideira e cozinhe por cerca de 2-3 minutos, apenas até ficarem rosadas. Retire as gambas da frigideira e reserve.
- 5
Na mesma frigideira, adicione o vinho branco e deixe evaporar o álcool por 1-2 minutos.
- 6
Dissolva a tinta de choco num pouco de água (se necessário) e adicione à frigideira. Mexa bem. Deixe o molho apurar em lume brando por cerca de 5 minutos, até engrossar ligeiramente. Tempere com sal e pimenta.
- 7
Se estiver a usar linguini seco, escorra-o, reservando um pouco da água da cozedura. Adicione o linguini escorrido diretamente à frigideira com o molho de tinta de choco.
- 8
Se estiver a usar linguini fresco, cozinhe-o em água a ferver com sal por 2-3 minutos. Escorra e adicione diretamente à frigideira com o molho de tinta de choco.
- 9
Misture o linguini no molho de tinta de choco até ficar bem coberto e com uma cor intensa. Se o molho parecer muito espesso, adicione um pouco da água da cozedura reservada para diluir.
- 10
Volte a colocar as gambas reservadas na frigideira e misture delicadamente.
- 11
Retire a frigideira do lume. Junte o sumo de limão e a salsa fresca picada. Misture bem.
- 12
Sirva imediatamente, decorado com um fio de azeite e mais salsa picada, se desejar.
