Modo de Preparação
- 1
Comece por descascar as pêras, deixando o pedúnculo intacto para facilitar a apresentação. Se desejar, pode cortar uma pequena base para que fiquem em pé.
- 2
Numa panela larga e de fundo grosso, misture o açúcar e a água. Leve a lume médio, sem mexer, até o açúcar se dissolver e começar a ganhar uma cor âmbar dourada.
- 3
Com cuidado, adicione o vinho do Porto à calda de açúcar. A mistura irá borbulhar. Mexa suavemente até a calda voltar a ficar homogénea.
- 4
Adicione o pau de canela, os cravinhos e a casca de limão à calda.
- 5
Disponha as pêras na panela, de forma a que fiquem o mais submersas possível na calda. Se necessário, adicione um pouco mais de água.
- 6
Reduza o lume para o mínimo, tape a panela e deixe cozinhar lentamente durante 30 a 50 minutos, ou até as pêras estarem macias quando espetadas com um garfo. O tempo de cozedura varia consoante o tamanho e tipo de pêra.
- 7
Vire as pêras a meio da cozedura para que fiquem uniformemente cozidas e coloridas.
- 8
Retire as pêras da panela com cuidado e reserve. Deixe a calda reduzir um pouco em lume médio-alto, se desejar uma consistência mais espessa.
- 9
Sirva as pêras quentes ou frias, regadas com a calda reduzida. Pode acompanhar com natas batidas ou uma bola de gelado de baunilha.
