Receita Portuguesa Autêntica

Sopa da Pedra de Almeirim

Uma sopa robusta e cheia de sabor, originária de Almeirim, que combina uma variedade de carnes, enchidos e leguminosas, cozidas lentamente para obter uma textura e aroma inconfundíveis. Um prato reconfortante e nutritivo, perfeito para os dias mais frios.

Sopa da Pedra de Almeirim
Preparação30 min (mais tempo de demolhar)
Cozedura🔥 2 horas e 30 min
Dose👥 6-8 pessoas

Modo de Preparação

  1. 1

    Deixe o feijão de molho em água fria por, pelo menos, 12 horas.

  2. 2

    No dia seguinte, coloque o feijão escorrido numa panela grande com água limpa. Adicione o chispe, a orelha e o bácio de porco, a carne de vaca, o toucinho e a folha de louro. Tempere com sal e deixe cozer em lume brando até as carnes estarem tenras (cerca de 2 horas).

  3. 3

    Durante a cozedura, retire a espuma que se formar à superfície.

  4. 4

    Quando as carnes estiverem quase cozidas, retire-as da panela e reserve.

  5. 5

    Na mesma água onde cozeu as carnes (coando-a se necessário para retirar impurezas), junte os chouriços e as morcelas e farinheiras. Deixe cozer por cerca de 20 minutos.

  6. 6

    Retire os chouriços, morcelas e farinheiras e corte tudo em rodelas finas. Corte também as carnes cozidas reservadas em pedaços pequenos.

  7. 7

    Numa panela à parte, refogue a cebola picada e os alhos picados em um pouco de azeite. Junte este refogado à água da cozedura das carnes e leguminosas (onde cozeram os chouriços).

  8. 8

    Junte o feijão cozido ao caldo refogado.

  9. 9

    Adicione as rodelas de chouriços, morcelas, farinheiras e os pedaços de carne cortados. Deixe apurar em lume brando por mais 15 a 20 minutos, até a sopa engrossar ligeiramente.

  10. 10

    Prove e retifique o sal e a pimenta.

  11. 11

    Sirva a sopa bem quente, polvilhada com coentros frescos picados.

Continue a Cozinhar

Receitas Relacionadas

← Explorar mais Receitas