Preparação
- 1
Se usar grão-de-bico seco, demolhe-o em água fria durante a noite e depois coza-o até ficar macio. Se usar grão-de-bico de lata, lave-o bem e escorra-o.
- 2
Num tacho grande, aqueça o azeite em lume médio. Adicione a cebola picada e refogue até ficar translúcida, cerca de 5-7 minutos.
- 3
Junte o alho picado e a folha de louro e refogue por mais 1 minuto, até libertar o aroma, tendo cuidado para não queimar o alho.
- 4
Adicione a maior parte do grão-de-bico cozido ao tacho (reserve um punhado para depois). Junte o caldo de legumes ou de galinha.
- 5
Tempere com sal e pimenta. Deixe levantar fervura, depois reduza o lume, tape e cozinhe por cerca de 15 minutos para apurar os sabores.
- 6
Retire a folha de louro.
- 7
Com a ajuda de uma varinha mágica ou liquidificador, triture cerca de metade da sopa até obter um creme aveludado. Este passo ajuda a dar corpo à sopa.
- 8
Volte a colocar o tacho em lume médio-baixo. Junte os espinafres frescos picados (ou congelados) à sopa. Se reservou alguns grãos de grão, adicione-os agora.
- 9
Mexa bem e deixe cozinhar por mais 5-10 minutos, ou até os espinafres murcharem completamente e os grãos de grão aquecerem.
- 10
Prove e ajuste os temperos (sal e pimenta) se necessário.
- 11
Sirva a sopa bem quente, guarnecida com um fio de azeite e coentros picados, se desejar.
