Ingredientes:
- Uma perna de borrego
- 0,5 l de vinho branco
- 1 laranja
- 1 limão
- sal q.b.
- pimentão doce q.b.
- azeite
- 1 cebola média
- 1 folha de louro
- caldo de carne q.b. (de preferencia um pouco de caldo da cozedura de carnes, que quando sobra congelamos)
- batatinhas para acompanhar
- Alecrim
- 1 malagueta
Preparação:
- No dia anterior tempere a carne com sal, o pimentão doce, o louro, a malagueta, umas folhinhas de alecrim, o limão e a laranja às rodelas, o vinho e deixe no frigorífico tapado com papel de alumínio.
- No dia seguinte coloque a carne num tabuleiro, coloque a cebola às rodelas por baixo da carne e junte a marinada (sem as rodelas de citrinos) . Acrescente um pouco caldo de carne e leve ao forno a assar a 220ºC , tapado com papel vegetal durante cerca de 1h30 (forno tradicional) .
- Passado este tempo destape a carne, aumente o forno para os 250ºC e deixe acabar de assar mais 40 minutos, ou até verificar que a carne está assada e alourada por fora. ( O tempo de cozedura de uma peça de borrego dependo do seu tamanho e do forno. Uma peça com cerca de 1,5kg pode demorar duas horas a ficar bem cozinhada.) Durante o tempo que a carne está a assar, assim que vir que o tabuleiro começa a secar junte caldo de carne. ( espete a carne com um garfo, se ainda saírem sucos não está cozinhada por dentro. Geralmente quando já está alourada por fora, corto um pedaço para ver como está por dentro)
- Coza as batatas com casca (pode pica-las com um garfo para cozerem mais depressa e depois de cozidas retire a casca e junte-as à carne 10 minutos antes de desligar o forno. Envolva-as no molho e deixe tomar gosto enquanto a carne acaba de assar.
- Retire a carne do forno, fatie-a e sirva com as batatinhas.
Nota: pode assar as batatinhas junto à carne ou separadamente conforme gostar mais.