Home » Filhoses Transmontanas

Filhoses Transmontanas

Ingredientes:

(para cerca de 35 filhoses)

  • 1kg de farinha de trigo sem fermento tipo 65
  • Meia chávena de leite
  • Meia chávena de azeite fervido
  • 8 Ovos l
  • Meia chávena de açúcar
  • Sumo e raspa de 1 laranja grande
  • Uma colher de sopa de sal
  • 50 gr de levedura fresca
  • 50 ml de aguardente
  • 50 ml de vinho do porto

Preparação:

  1. Para conseguirem bons resultados no processo de levedar a massa é essencial que todos os ingredientes líquidos estejam mornos, por isso coloquem os ovos num recipiente com água quente.
  2. Quando acabarem de ferver o azeite juntem o leite, o sal, a aguardente, o vinho do Porto, o sumo e a raspa de laranja. isto vai permitir aquecer o leite e a aguardente e derreter o sal. Atenção os ingredientes têm de estar mornos não quentes por isso se necessário deixem arrefecer a mistura do azeite e leite.
  3. Retirem 50 gr de farinha ao peso inicial, numa tigela larga e funda coloquem a levedura fresca e adicionem 4 colheres de sopa de leite tépido, não juntem leite quente, a levedura é um organismo vivo, e ao adicionar-lhe leite demasiado quente ela morre. Desfaçam a levedura no leite, adicionem a farinha e envolvam bem, deverá ficar uma massa com consistência pastosa. Tapem com película aderente e levem a um lugar quente por 15 a 20 minutos, até levedar.
  4. Numa taça coloquem a farinha e o açúcar, envolvam, adicionem o fermento que prepararam anteriormente e misturem.
  5. Adicionem a mistura morna do leite com o azeite, e batam bem, eu usei a máquina com o gancho para massas mas podem amassá-las à mão vai demorar é mais tempo. Quando virem que está tudo envolvido comecem a adicionar os ovos um a um, envolvendo bem antes de adicionar o outro. A massa terá de ter uma consistência tenra, mas não demasiado mole, por isso pode ser necessário usar mais ou menos um ovo. Se baterem a massa à mão levará cerca de 10 a 15 minutos, até sentirem a massa a fazer bolhas e elástica e sem quebrar, na máquina mais ou menos metade do tempo.
  6. Tapem com pelicula aderente na qual fazem uns furinhos e levem a levedar em local quente e sem correntes de ar. Eu costumo ligar a luz do forno e colocar lá dentro. Quando dobrar de volume, entre 40 a 60 minutos, untem as mãos com um pouco de óleo e moldem as filhoses da seguinte forma, façam uma bola, espalmem-na e comecem a roda-la pelas mãos, os bordos ficam mais grossos e o centro mais fino e fritem em óleo abundante e moderadamente quente, eu prefiro fritar numa frigideira.
  7. Antigamente moldavam-nas no joelho, caso não consigam com as mãos podem tende-las na bancada, untem a bancada da cozinha, façam bolas, espalmem-nas com as mãos e vão puxando a massa de modo a ficarem com o centro fico e os bordos mais grossos.
  8. Escorram sobre papel vegetal e sirvam-nas polvilhadas com açúcar e canela.

Fonte original com todos os direitos reservados: Cozinha com a Ju