Ingredientes:
- 1 kg de batata;
- 0,5 kg de farinha auto-levedante;
- 1 colher de chá de fermento;
- 0,5 de açúcar (usei amarelo e só pus 400g porque os frutos secos já são bastante doces);
- 3 ou 4 ovos dependendo do tamanho;
- canela erva doce;
- casca de laranja ralada e um pouco de sumo;
- Frutos secos – aqui fica um pouco ao critério de cada um – eu tinha alperces, passas e figos secos, misturei tudo e pus na balança pesava 600g, pus na picadora para picar grosseiramente. Voltei a pôr na taça e juntei vinho do Porto e deixei ficar um pouco de molho, na falta do vinho pode ser sumo de laranja; também juntei alguns pinhões, nozes partidas sem ser picadas, avelãs picadas grosseiramente e amêndoas em palitos mas pode ser amêndoas com casca e picadas grosseiramente. Não usei frutas cristalizadas porque não gosto, mas quem quiser pode pôr.
Preparação:
- Cozer as batatas e triturá-las (usei o método antigo do passevite), juntar a farinha com o fermento. Aqui temos mesmo que meter as mãos na massa e misturar bem, como se fosse pão.
- Juntar os ovos e o açúcar como a massa está quente graças às batatas o açúcar vai derreter e a massa ficará mole. Juntar a raspa de laranja a canela e a erva doce.
- Amassar bem e juntar os frutos secos. Amassar bem e se por acaso a massa estiver demasiado mole acrescenta-se um pouco de farinha, se estiver dura é só acrescentar um pouco de sumo de laranja ou vinho do Porto.
- Depois de tudo bem misturado e amassado pôr um pouco de farinha numa taça e pôr um pouco de massa lá dentro abanar a taça para que a massa fique envolvida na farinha, retira e moldar as broinhas.
- Pôr num tabuleiro untado ou coberto com papel vegetal, vai ao forno pré aquecido a 180º. Não deixar cozer demasiado. Fiz 39 broinhas mas a quantidade depende do tamanho que fizermos.
Fonte original: Miolo de Noz