Este é um dos melhores bolos rei que já provei. A massa é fofinha e saborosa como a de um brioche e o recheio está muito bem selecionado, pois há uma maior presença de frutos secos do que de frutas.
Ingredientes:
Massa
- 400 g de farinha
- 80 g de manteiga
- 80 g de açúcar
- Raspa de laranja e limão
- 1 pitada de sal fino
- 2 ovos
- 20 g de fermento de padeiro
- 1 dl de leite morno
- 1 dl de Vinho do Porto
- 50 g de passas
- 70 g de noz
- 70 g de amêndoa
- 70 g de pinhão
- 120 g de fruta cristalizada picada
Decoração
- 1 ovo para pincelar
- Amêndoa filada e pinhões para polvilhar
- Frutas cristalizadas em pedaços grandes q.b.
- Geleia de fruta para dar brilho
Preparação:
Massa
- Amasse bem todos os ingredientes, à excepção da fruta, até que a massa comece a despegar-se das mãos. Deixe descansar por 20 minutos.
- Passado esse tempo, envolva a fruta, amasse mais um pouco e deixe repousar por mais 20 minutos, em local quente.
Molde
- Eu usei uma forma com buraco ao centro (de aro amovível) para cozer o bolo, deste modo é muito fácil de moldar e o bolo ficou perfeito, mas pode optar pelo modo tradicional e, com as mãos, moldar uma roda e dispo-la num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha.
- Como já tinha referido, a massa é muito mole e eu coloquei-a numa forma com furo no meio (com aro amovível) previamente untada com margarina e polvilhada com farinha. Moldei a parte superior da massa tentando arredonda-la. Deixe levedar em locar quente até atingir quase o dobro (cerca de 1:30).
Cozedura
- Nessa altura, pincele com o ovo batido, polvilhe com amêndoa e pinhões e coloque frutas cristalizadas em cima. Polvilhe com açúcar e leve a cozer a 200º C. Como usei a forma, a meio da cozedura retirei o aro da forma e pincelei a lateral do bolo com ovo batido e levei novamente ao forno até estar cozinhado (tempo total de cozedura: 35-50m).
- Quando estiver pronto, retire do forno, deixe arrefecer e pincele com geleia.
Fonte original: Narwen’s Cuisine