Sopa Cremosa de Cogumelos

Ingredientes:

(4 doses)

  • 3 c. sopa de Azeite
  • 600g de Cogumelos variados, aparados e fatiados
  • 1 Cebola grande, picada
  • 3 c. sopa de Manteiga
  • ¼ chávena de Farinha de Trigo
  • 4 c. de chá de Paprika
  • ½ chávena de Vinho Branco Seco
  • 3 chávenas de Caldo de Legumes
  • 2 c. sopa de Molho de Soja
  • 1 ½ chávena de Leite
  • ¾ chávena de Natas
  • 2 c. sopa de Vinagre de Vinho Branco
  • Sal & Pimenta a gosto
  • Endro, Estragão, Tomilho ou Coentros Frescos

Preparação:

  1. Aqueça o azeite numa panela grande em lume médio. Adicione os cogumelos e a cebolas e deixe cozinhar, mexendo ocasionalmente, até que as cebolas fiquem translúcidas e os cogumelos tenham diminuído de tamanho pela metade. Transfira as cebolas e os cogumelos para uma tigela. Reserve.
  2. Adicione a manteiga à panela agora vazia e deixe derreter em lume médio. Misture a farinha, a paprica, uma pitada de sal e pimenta e, mexendo sempre, deixe cozinhar por uns segundos. Refresque a mistura com o vinho, mexendo, até evaporar.
  3. De seguida adicione o caldo de legumes aos poucos, permitindo que a mistura de farinha se dissolva no caldo antes de adicionar mais. Junte o molho de soja e a mistura de cogumelos reservada. Deixe cozinhar até que o líquido reduza um pouco, e engrosse.
  4. Misture o leite e as natas, e deixe engrossar a gosto. Retifique os temperos se necessário.
  5. Já fora do lume, adicione a aromática.

Fonte original com todos os direitos reservados: Intrusa na Cozinha