Ingredientes:
Bolachas
- 100 gramas de manteiga sem sal
- 100 gramas de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de mel
- 1 de caramelo
- 1 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de canela
- 3 colheres de chá de gengibre
- 1/2 colher de chá de cravo-da-índia picado
- 1 ovo
- 3 chávenas de farinha com fermento
Glacê
- 1 clara de ovo
- 1 chávena de açúcar de confeiteiro
- (corante)
Preparação:
- Derreter a manteiga e misturar o açúcar, o mel e caramelo, o sal e as especiarias. Deixar a mistura arrefecer e transferir para uma taça.
- Quanto estiver fria, adicione o ovo já batido. A este preparado, juntar a farinha e misturar muito bem, preferencialmente com as mãos. À primeira vista vai parecer muito seco, mas depois de misturar muito bem a farinha, deve ficar uma massa dura e acastanhada.
- Deixar a massa a descansar no frigorífico por 1 hora, tapada.
- Quando a massa tiver descansado, pré-aqueça o forno a 180º, e enfarinhe a superfície onde deseja trabalhar.
- De seguida, achate a massa com o rolo da massa (*), cortando-a depois com as formas desejadas.
- Colocar as bolachinhas cortadas num tabuleiro, com uma folha de papel de vegetal e levar ao forno. Se este já estiver pré-aquecido, as bolachas deverão demorar apenas 10 minutos.
Glacê
- Depois de as retirar do forno, deixe as bolachas arrefecer e vá tratando da cobertura. Bata uma clara na batedeira, e quando esta começar a fazer espuma, adicione, aos poucos, o açúcar, até ficar com a textura de glacê. Depois, é só colocar por cima das bolachas de acordo com a sua preferência.
- Para além do glacê, pode optar por decorar as bolachinhas de diversas formas, por exemplo, com uma cobertura de chocolate, com frutos secos, pepitas, ou até com um bocado de canela ou açúcar de confeiteiro por cima, ou juntar corantes ao glacê para fazer várias cores.