Home » Pão Caseiro com Farinha Integral e Sementes

Pão Caseiro com Farinha Integral e Sementes

Tem um aspeto fantástico ao sair do forno, só apetece ir a correr buscar a manteiga enquanto ainda está quentinho!

Ingredientes:

  • 300 gr farinha de trigo sem fermento
  • 200 gr farinha para pão rústico com sementes
  • 400 gr água morna
  • 12,5 gr de fermento de padeiro
  • 1 c de chá de sal marinho
  • 2 c sopa de sementes de sésamo

Preparação:

  1. Aquecer o forno a 200ºC.

Queremos um pão grande, fofinho e com crosta bem estaladiça, certo? Para isso, siga estas 4 dicas:

  1. Não é preciso amassar nada! Basta envolver todos os ingredientes gentilmente com uma colher, apenas o suficiente para a farinha absorver toda a água, o que fará com que a massa fique com ar no seu interior.
  2. A levedura, 1 a 2 horas.
  3. O forno deve estar bem quente.
  4. A massa deve ser cozida dentro de um tacho fechado e previamente aquecido, de preferência de ferro fundido ou barro. Porquê? Porque são criadas as condições de humidade ideais para que o pão cresça bastante e fique bem fofinho. Cuidado para que o tacho não possua nenhum elemento possível de derreter com o calor.

E eu fiz assim:

  1. Coloquei um recipiente grande, de vidro, com tampa, no forno, para aquecer bem.
  2. Numa taça grande misturei as duas farinhas. A seguir dissolvi o fermento e o sal na água morna, e juntei à mistura de farinha, mexendo com uma espátula, só o suficiente para que a farinha absorva o liquido, não é necessário bater, nem mexer demais.
  3. Cobri o recipiente com um pano, deixei a levedar durante 2 horas (neste caso deixei junto do fogão, enquanto fazia o almoço).
  4. Retirei a massa e coloquei-a sobre a bancada enfarinhada, dobrei a massa ao meio, e repeti outra vez o processo, fui juntando alguma farinha, para facilitar este procedimento. 
  5. Retirei o recipiente que tinha no forno, polvilhei o fundo com farinha e coloquei lá dentro a massa, com uma faca fiz dois golpes em cruz na superfície, polvilhei com sementes de sésamo e um pouco de farinha e levei ao forno com o recipiente tapado cerca de 25 a 30 minutos.
  6. Depois retirei a tampa e deixei ficar mais 20 minutos no forno. No final, retirei, dei 10 minutos para arrefecer um pouco, e tirei o pão.

Fonte original com todos os direitos reservados: Delilicias